Publicado em 22 de abril de 2019 por Laura Quariguazy - Curiosidade
Frutas pelo mundo: conheça quatro sabores diferentes
Do abacaxi andino ao sapoti que parece pudim, esses vegetais provam que a capacidade de expressão da natureza é praticamente infinita

A natureza é diversa e se manifesta de formas distintas a partir das características da biosfera ao redor do mundo. Assim como a fauna varia entre os continentes e as zonas climáticas, a flora também tende a mudar em cada local.

Assim, diferentes árvores produzirão diferentes frutas. Por isso, apesar de o Brasil ser riquíssimo em biodiversidade, existem frutos que são pouco conhecidos neste canto da América do Sul. Conheça quatro deles e seus sabores.

O sapoti negro é ideal para quem não consegue aceitar que fruta é sobremesa

Black Sapote

O sapoti negro ou black sapote é uma fruta exótica e que vem ganhando destaque por uma característica peculiar do sabor: é considerada a fruta do pudim de chocolate. Carnuda e de interior denso e escuro, lembra tanto a textura quanto o sabor de um pudim recheado de cacau na massa. Essa variação de sapoti é bastante cultivada na parte superior da América Central – na Guatemala, e na América do Norte, no México e na Flórida, nos EUA. Perfeito para quem não consegue aceitar que fruta também é sobremesa!

O cheiro do Durian é tão característico que pode ser reconhecido à dezenas de metros de distância

Durian

O Durian é o rei das polêmicas quando o assunto é fruta. Pode ser considerada a mais exótica de todas devido à seu cheiro peculiar. Típico de Brunei, Indonésia e Malásia, o durian vem da mesma família do quiabo. Mas esse parentesco não influencia no sabor ou aparência do vegetal.

O que tanto incomoda é o cheiro – forte demais e muito característico, sendo considerado por alguns como muito ruim, semelhante à flatulências. A carne do Durian lembra a de jaca. Os admiradores garantem que ela é saborosa. Mas, quem estiver em Cingapura precisa ter o dobro de cuidado com a fruta. Existe até uma lei no país que proíbe pessoas de passear em espaços públicos portando o durian.

O rambutan lembra a lichia, mas com uma aparência externa ainda mais interessante

Rambutan

Abundante na Tailândia, o rambutan (ou rambutão, na norma culta da língua portuguesa) cresce numa árvore de médio porte. Lembra a lichia, mas com uma aparência bem diferente, que é o que chama atenção. O sabor é semelhante ao da uva, e a fruta pode ser congelada sem perder as características originais.

Como a naranjilla é ácida, é muito utilizada para fazer sucos e pouco consumida in natura

Lula ou Naranjilla

Típico da região andina da América do Sul, o fruto é encontrado principalmente na Colômbia e Equador. De cor laranja (daí o nome naranjilla), é utilizado como matéria prima para sorvetes, sucos e drinques. O sabor se assemelha à uma mistura de abacaxi e morango. Devido à acidez, assim como a dos maracujás, a lula é pouco consumida em natura. Entre os benefícios da fruta para a saúde, está o alto teor de antioxidantes.

Últimas notícias

Veja mais notícias