Publicado em 19 de junho de 2019 por Laura Quariguazy - Curiosidade
Comidas típicas de festa junina harmonizam melhor com vinhos tintos
A GB Vinhos separou três uvas específicas para serem apreciadas durante a época comemorativa: Malbec, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon

Até o final de julho, Brasília receberá diversas comemorações de festa junina. A época é uma das mais celebradas no país e chama atenção com as músicas alegres e as comidas típicas. Para acompanhar o combo festivo, a GB Vinhos separou dicas de bebidas para esses dias especiais – os vinhos tintos.

“Como a festa junina é durante o inverno, sempre indicamos vinhos tintos para acompanhar o período. O clima mais frio combina perfeitamente essa bebida em específico”, conta Vitor Lago, sommelier da GB.

Entre as opções, a empresa indica as uvas Malbec, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon que são responsáveis por rótulos agradáveis e que, além disso, esquentam o corpo durante as comemorações noturnas.

Vinhos tintos: 3 tipos

As três opções, apesar de serem voltadas ao tinto, são muito diferentes no momento da degustação. De acordo com Lago, o Malbec é um vinho mais potente e com muita presença em boca. “Acreditamos que nas noites mais frias, ele é a melhor opção para apreciar com os amigos”, acrescenta.

Já o Pinot Noir é mais fácil para harmonizar com as comidas de festa junina. Ele vai bem com pamonha salgada, cuscuz, pão de batata, pipoca e milho cozido. Esse tinto é leve, o que normalmente agrada a todos. Além disso, é uma ótima maneira de aprender a tomar, futuramente, tintos mais encorpados, como o Malbec.

A GB Vinhos também aposta, para as próximas semanas, nas uvas mais famosas do mundo: a Cabernet Sauvignon. “Os vinhos com essa uva são bastante encorpados e com taninos expressivos”, explica o sommelier.

Para harmonizar com os vinhos mais encorpados, isto é, com as uvas Malbec e Cabernet Sauvignon, a GB aposta em comidas mais expressivas – pastéis de queijo ou de carne, tortas salgadas e até mesmo espetinhos.

Como dica extra, Lago explica que as sobremesas caem perfeitamente com vinho do Porto ou de colheita tardia. “Comidas mais achocolatadas são sempre boas opções para o vinho do Porto. Uma dica é harmonizá-lo com chocolate meio amargo: é sucesso na certa. Já o de colheita tardia consegue se adaptar bem com churros de doce de leite, pamonha doce, pé de moleque, quindim e até uma canjica ou arroz doce. Não tem erro”, garante.

GB VINHOS
SAAN Quadra 2, Lotes 420 a 440 – Brasília, Brasil
(61) 3793-0003
contato@gbvinhos.com.br
Últimas notícias

Veja mais notícias