Publicado em 1 de outubro de 2019 por Gula Certa - Curiosidade
Água não é a bebida mais refrescante, aponta estudo
O calor e a secura de Brasília podem ser insuportáveis. Para aguentar e manter a saúde, só bebendo muita… água? Bom, talvez a água não seja a solução ideal. Alguns cientistas têm novidades para você: a água não é a bebida mais refrescante, afinal. Acontece que a honra vai para…

O calor e a secura de Brasília podem ser insuportáveis. Para aguentar e manter a saúde, só bebendo muita… água? Bom, talvez a água não seja a solução ideal. Alguns cientistas têm novidades para você: a água não é a bebida mais refrescante, afinal. Acontece que a honra vai para o leite.

Um novo estudo da Universidade de St. Andrews, na Escócia, analisou várias bebidas para descobrir exatamente qual é a mais hidratante e quais as que os humanos devem ignorar ao tentar saciar a nossa sede.

Embora a equipe tenha constatado que a água faz um ótimo trabalho em hidratar as pessoas, eles também descobriram que faltam alguns ingredientes essenciais para que ela funcione eficientemente no corpo humano. Falta à água pura apenas um toque de gordura, sal e açúcar.

Mais detalhes sobre o que é refrescante

Como explicou à CNN Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews e autor do estudo, a razão pela qual a água não é a bebida mais eficaz é a maneira como nosso corpo digere as bebidas.

Ele explicou que, quando bebemos água, ela é imediatamente absorvida do estômago para a corrente sanguínea. Muitas vezes, acabamos fazendo xixi e perdendo parte dessa hidratação.

“Se você está bebendo água e, em duas horas, sua produção de urina é realmente alta e [sua urina] está clara, isso significa que a água não está sendo retida no corpo”, David Nieman, professor de saúde pública no Estado dos Apalaches.

No entanto, outras bebidas são absorvidas mais lentamente, graças ao seu conteúdo nutricional. E é aí que entra a bebida mais refrescante: o leite.

Segundo a equipe, o conteúdo de gordura, proteína, sal e açúcar do leite ajuda a revestir o estômago quando uma pessoa o bebe. Isso permite que a água seja absorvida mais lentamente, mantendo as pessoas hidratadas por mais tempo.

No total, a equipe conseguiu classificar 13 bebidas diferentes depois de rastrear a produção de urina de 72 voluntários masculinos saudáveis, fisicamente ativos, com idades entre 18 e 35 anos. O leite desnatado chegou primeiro, seguido de bebidas de “reidratação oral”, como o Pedialyte. Em seguida, veio leite gordo, suco de laranja, refrigerante, refrigerante diet, chá frio, chá, bebidas esportivas, água parada, água com gás, cerveja e, finalmente, café.

Com informações da Food&Wine.

Últimas notícias

Veja mais notícias