Publicado em 26 de dezembro de 2019 por Gula Certa - Notícia
Detox pós-Natal: especialista indica cardápio de 5 dias para desinchar até o ano novo
Nutricionista dá dicas de como voltar à boa forma após os exageros da ceia e sugere um cardápio completo para os dias que antecedem a virada do ano

Não tem jeito: é realmente muito difícil resistir às típicas delícias natalinas no dia da ceia. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, mostra como desintoxicar o corpo a tempo para curtir o ano novo e indica um cardápio para os 5 dias que antecedem a virada.

“O ideal é aproveitar o jantar comemorativo sem abusar. Dá para comer com prazer, até se sentir satisfeito e sem se preocupar com as calorias do cardápio. Entretanto, algumas ações podem ajudar a aliviar os desconfortos, inchaço e quilinhos a mais que podem incomodar quando comemos além da conta”, ressalta Renata.

A principal dica da especialista é retomar a rotina habitual de alimentação, focando em consumir alimentos que possuem baixo valor calórico e também os que têm ação antioxidante e diurética. “Isso ajuda a reduzir a retenção de líquidos que os excessos da ceia de Natal podem causar”, explica a profissional.

Entre as outras dicas da nutricionista, estão:

• Beber muita água, que ajuda a reduzir o inchaço, principalmente para quem ingere bebidas alcoólicas;

• Aumentar o consumo de vegetais de todos os tipos, especialmente os crus, pois fornecem fibras e têm ação diurética;

• Comer frutas, como as frutas vermelhas, o pêssego, a ameixa, a lichia, o limão, o maracujá, uvas e as laranjas, que possuem alto poder antioxidante;

• Comer carnes magras e preparadas sem adição de grandes quantidades de gorduras;

• Praticar atividades físicas diariamente;

• Dormir em horários regulares e em quantidade suficiente;

• Evitar bebidas alcoólicas e doces.

E, para ajudar a manter o foco nos 5 dias entre o Natal e o ano novo, Renata Guirau montou um cardápio detox. Confira!

Dia 1

Café da manhã: Ovos mexidos + café sem açúcar.

Lanche: Uvas.

Almoço: Arroz integral + abobrinha + sobrecoxa de frango assada + salada de folhas.

Lanche: Iogurte natural com aveia.

Jantar: Filé de peixe grelhado + salada de folhas com cenoura ralada.

Dia 2

Café da manhã: Tapioca com queijo + café sem açúcar.

Lanche: Mexerica.

Almoço: Batata doce assada + brócolis + carne bovina assada + salada de folhas.

Lanche: Maçã + castanha do Pará.

Jantar: Omelete com espinafre + salada de folhas com pepino.

Dia 3

Café da manhã: Biscoito de arroz com pasta de amendoim + café sem açúcar.

Lanche: Lichia.

Almoço: Mandioca cozida + cenoura cozida + carne de panela + salada de folhas.

Lanche: Palitinhos de cenoura temperados com azeite e orégano.

Jantar: Salada de folhas com queijo coalho grelhado.

Dia 4

Café da manhã: Pão integral com queijo + café sem açúcar.

Lanche: Cerejas.

Almoço: Mandioquinha cozida no vapor + couve refogada + filé de peixe assado + salada de folhas.

Lanche: Cubinhos de queijo magro temperados com azeite.

Jantar: Filé de frango grelhado + salada de folhas com beterraba ralada.

Dia 5

Café da manhã: Cuscuz com ovo mexido + café sem açúcar.

Lanche: Ameixa.

Almoço: Batata assada + couve-flor refogada + bife acebolado + salada de folhas.

Lanche: Banana com pasta de amendoim.

Jantar: Salmão grelhado + salada de folhas com tomate cereja.

Últimas notícias

Veja mais notícias