Publicado em 1 de dezembro de 2019 por Gula Certa - Receitas
Nutricionista dá 5 bons motivos para consumir carboidratos
Será o fim da dieta low carb?

O pão francês, há muito anos, é o queridinho do brasileiro, presença cativa no café da manhã da maior parte das casas. De uns tempos para cá, ele vem disputando lugar com os pães integrais, pães de forma e tapiocas por aquelas pessoas que estão em busca de perder uns quilinhos. Os carboidratos, de modo geral, costumam ser apontados como vilões da dieta.

Novos pontos de vista

Pesquisas recentes mostram que isso é um grande engano, pois o nutriente pode fazer parte de um cardápio saudável sem prejudicar a perda de peso. O consumo de carboidrato à noite pode até diminuir a fome durante o dia, ajudando na perda de peso.

Segundo o nutricionista Daniel Novais, o grande segredo está na personalização desse consumo. “Não é preciso zerar o consumo do carboidrato para ter uma dieta eficaz. O que é necessário é que esse consumo seja adaptado para o objetivo da pessoa, levando em consideração seu gasto de calorias diários, atividade física, entre outros fatores”, explica.

O especialista ressalta que foi criado um mito sobre os carboidratos, em especial sobre o pão francês. “Gosto de valorizar a cultura do brasileiro nas dietas dos meus pacientes e o pão francês é muito característico da nossa sociedade. E tem mais, ele leva basicamente quatro ingredientes: farinha de trigo, sal, água ou leite e fermentos, enquanto o pão de forma por exemplo, leva aditivos como conservantes, emulsificantes e estabilizantes que tornam o alimento ultraprocessados. Nem sempre a opção menos calórica é a mais saudável”, afirma.

Carboidratos de cereais integrais x refinados

Os cereais refinados, também conhecidos como carboidratos brancos, passam por um processo em que perdem grande parte do seu teor de fibras, vitaminas e minerais. Com a retirada desses nutrientes, este alimento será digerido muito mais rapidamente, e assim, convertido em uma maior quantidade de açúcar. Já os carboidratos integrais, por serem formados por moléculas maiores e possuírem uma maior quantidade de fibras que os refinados, são digeridos de forma mais lenta. Isso reduzirá a quantidade de açúcar liberada na corrente sanguínea, diminuindo a chance deste nutriente ser estocado como gordura.

5 motivos para não abandonar o carboidrato:

1- O pão é um alimento fonte de carboidrato, garantindo energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia;

2- Alimentos ricos em carboidrato promovem a formação de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo humor e sensação de bem-estar.

3- Quando consumido antes da prática de atividade física, fornece energia rápida para o exercício;

4- O consumo após a atividade física ajuda a repor os estoques de energia, favorece a recuperação muscular e evita a fadiga muscular; 

5- Dietas restritas em carboidratos têm impacto prejudicial na função vascular e na circulação, por isso o equilíbrio no consumo de carboidratos é favorável para saúde cardiovascular.

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