Publicado em 27 de fevereiro de 2020 por Gula Certa - Receitas
Detox pós-Carnaval: dicas de como limpar o organismo após a folia
Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica o consumo de frutas, legumes e verduras para eliminar as toxinas e os excessos de líquidos acumulados

Depois de muita folia durante o feriadão de Carnaval, é hora de voltar à rotina. Ao longo desta época de festividades, é normal exagerar nas comidas e bebidas calóricas, mas isso não é motivo de preocupação. Para o organismo voltar ao ritmo saudável do dia a dia, é preciso ter a iniciativa de recomeçar e, para isso, o detox é um ótimo aliado para auxiliar nesse processo.

De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a estratégia de “desintoxicar” o corpo consiste em fornecer nutrientes, de forma adequada, para ajudar o nosso organismo a eliminar toxinas, enquanto evitamos, ao mesmo tempo, alimentos que favorecem o acúmulo dessas substâncias, como açúcares, bebidas alcoólicas e os ultraprocessados – enlatados, congelados, biscoitos, salgadinhos, embutidos, etc.

Entretanto, não é necessário fazer dietas muito restritivas para compensar os excessos cometidos no Carnaval. “O ideal é equilibrar o consumo dos alimentos, de forma consciente e sem passar fome, para não acabar comendo muito, alguns dias depois, como forma de compensação”, explica Renata.

Segundo a especialista, aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras é um dos grandes aliados para eliminar as toxinas e os excessos de líquidos acumulados, visto que esses alimentos fornecem antioxidantes e fitoquímicos para combater os radicais livres.

“Para as frutas, podemos dar destaque às que são fontes de vitamina C, como a laranja, o limão, o maracujá e a carambola, que têm ação antioxidante potente, combatendo os radicais livres que podem estar aumentados depois de dias de exposição ao calor, a má alimentação e às bebidas alcoólicas”, complementa.

Vale frisar a importância de melhorar a hidratação após o Carnaval, visto que o corpo tende a sofrer com a diminuição da ingestão de água nesta época. A junção de um corpo bem hidratado e que, igualmente, consome alimentos saudáveis é a receita de sucesso para conseguir voltar com tudo para a rotina.

“Quando nos hidratamos melhor e baseamos a alimentação em vegetais, nossos rins e fígados são capazes de melhorar a metabolização e filtragem dos compostos que precisamos eliminar. Isso ajuda a reduzir algumas alterações, como inflamações e retenções hídricas que se acumulam no nosso organismo”, informa Renata.

Anotou as dicas? Então, confira agora sugestões de receitas saudáveis com as indicações da nutricionista:

Bombom de coco antioxidante

½ xícara de coco seco ralado ou batido no processador

100g de chocolate 85% cacau

Suco de 1 laranja pera

Derreta o chocolate no micro-ondas. Após derretido, misture o chocolate com o suco da laranja.

Em forminhas de silicone, cubra o fundo com o chocolate derretido e leve ao freezer por meia hora.

Quando o chocolate estiver endurecendo, acrescente uma porção do coco ralado e cubra com mais chocolate.

Leve ao freezer novamente, até que o chocolate endureça.

Smoothie de frutas cítricas

Suco de 1 lima

Suco de 2 laranjas pera

1 carambola média

300 mL de água de coco

1 xícara de chá de gelo

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida

Bowl de frutas com iogurte

100 mL de iogurte

1 col de sopa de chia

1 kiwi médio picado em cubos

¼ de manda média picada em cubos

3 a 4 castanhas de sua preferência trituradas

Misture o iogurte com a chia.

Em uma taça, faça uma fina camada com o iogurte.

Em seguida, cubra com a manga picada.

Faça outra camada de iogurte.

Acrescente o kiwi picado.

Finalize com uma última camada de iogurte e salpique castanhas trituradas por cima. Sirva gelado.

Últimas notícias

Veja mais notícias