Publicado em 5 de março de 2020 por Laura Quariguazy - Meio ambiente
Aquecimento global deve prejudicar produção vinífera alemã
Os "ice wines" podem desaparecer

É praticamente senso comum a existência do aquecimento global como um problema verdadeiro para diversas esferas sociais. Mas, nem sempre é tão claro ver seus efeitos. Na Alemanha, ele pode estar prejudicando a produção vinífera. Como?

Os “ice wines” podem desaparecer. Esses vinhos de sobremesa são feitos com cachos de uvas congeladas ainda nas videiras, antes mesmo de serem colhidas. Com o acréscimo da temperatura, o tipo pode desaparecer logo nos próximos anos.

Segundo informações da Menu, na safra do biênio 2019-2020, por exemplo, não haverá produção do vinho congelado. Foi expedido um comunicado pelo Instituto Alemão do Vinho. O documento aponta que o inverno europeu não registrou temperaturas abaixo de -7ºC em nenhuma das regiões onde a bebida é produzida na Alemanha, impossibilitando o congelamento das uvas. Em 2013, como contrapartida, cinco vinícolas haviam conseguido lançar seus ice wines.

Mesmo que a bebida seja menos de 1% do mercado de vinhos, é uma demonstração clara de como o aquecimento global afeta a natureza de forma imediata.

Últimas notícias

Veja mais notícias