Publicado em 3 de setembro de 2020 por Gula Certa - Curiosidade
Dica da nutri: 7 conceitos importantes sobre alimentação
Dá para ser saudável e comer pizza? Tudo bem emagrecer 10kg em 4 dias?

Ainda que a maioria das pessoas saibam o quão importante é comer bem, muitas dúvidas perduram no ar quando o assunto é investir em uma alimentação mais saudável e equilibrada.

A profissional de nutrição do Hortifruti, Renata Guirau, listou conceitos valiosos e que trazem benefícios a longo prazo para quem busca por mais qualidade de vida. Confira!


1. Não existe alimento proibido

Renata explica que, para pessoas saudáveis e que não apresentam doenças que exijam a exclusão de algum alimento, não há a necessidade de limitar a alimentação. “O mais importante é ter equilíbrio para que nenhum nutriente seja ingerido em quantidade menor ou maior que o necessário. Com o planejamento certo, podemos comer de tudo e ainda ficar saudáveis.”, complementa.


2. Prefira a reeducação alimentar a uma dieta da moda

Que atire a primeira pedra quem nunca tentou seguir alguma dieta de celebridade e acabou se frustrando. Para a nutricionista, não existe uma dieta que se adeque a todas as pessoas, por isso, conhecer o que o corpo precisa e o padrão de alimentação que combina com a rotina são os pontos- chave para o sucesso em qualquer estratégia nutricional. Ao invés de fazer dieta, o melhor conselho é aprender a fazer boas escolhas sempre que possível!


3. Emagrecer com saúde exige paciência

Perder peso nem sempre significa emagrecer. Para emagrecer é necessário perder gordura e perdas rápidas de peso geralmente estão associadas a perda de líquidos e até mesmo de massa muscular. O que acontece é que o processo de perda de gordura corporal é lento e muitas vezes não temos paciência para encarar o processo, não é mesmo?!

Porém, Renata ressalta: “Sempre peço aos meus pacientes para fazerem a seguinte reflexão: quanto tempo você demorou para acumular a gordura corporal que você gostaria de perder? Geralmente, a resposta não é 1 mês ou 2! Pois bem, precisamos ter essa mesma disponibilidade de tempo, com dedicação, para conseguir de fato, emagrecer com saúde”.


4. Crie uma boa relação com a alimentação

A alimentação está associada a memórias, a eventos sociais, a desejos, a hábitos que passam de geração em geração. Por isso, manter uma boa relação com a alimentação é muito importante para a qualidade de vida.

De acordo com a especialista, é necessário saber quando se está realmente com fome ou apenas com vontade de comer, entender que nenhum alimento sozinho faz bem ou mal para a saúde (dependendo do contexto geral) e compreender a saciedade no momento das refeições. “Não podemos condenar nossas vontades, mas, sim, nos responsabilizarmos pelas nossas escolhas alimentares e vivermos em paz com a comida, sem obsessões”, comenta Renata.


5. Insista nos vegetais

Frutas, verduras e legumes não fazem parte da sua rotina? Comece a pensar duas vezes! Incluir vegetais diariamente nas refeições é imprescindível para o bom funcionamento do corpo. Eles são fontes de vitaminas, minerais, fibras e diversos compostos bioativos que preservam a saúde. Para isso, a recomendação da nutricionista do Oba é tentar incluir, pelo menos, 1 fruta no cardápio todos os dias e, no mínimo, 1 opção de verduras e legumes no almoço e no jantar. O indicado é que todos os adultos tentem consumir em torno de 400g a 500g de vegetais diariamente.


6. Organização é fundamental

Se organizamos a nossa casa, o guarda-roupa, as tarefas do dia, por que não organizar também a alimentação? A nutricionista orienta que separar um dia na semana para fazer a lista de compras, ir ao mercado e planejar o preparo dos alimentos – respeitando os hábitos da família – é essencial para garantir que cada refeição seja nutritiva e saborosa.


7. Considere o acompanhamento de um nutricionista

Por fim, nada mais justo do que salientar a importância do profissional de nutrição. Afinal, é ele quem vai ajudar a identificar o melhor padrão de alimentação para você – o que inclui suas preferências, condições de saúde, rotina de trabalho, a prática de atividades físicas, doenças pré-existentes, entre outros pontos. Sabendo disso, você poderá se organizar melhor e fazer a alimentação equilibrada caber no seu dia a dia.

Últimas notícias

Veja mais notícias