Publicado em 26 de setembro de 2020 por Gula Certa - Eventos
Terra Madre Brasil 2020 já tem data e será online
Programação do evento conta com a participação de agricultores familiares e camponeses, educadores e pesquisadores

A 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB) já tem data marcada, será online e acontece entre os dias 17 e 22 de novembro de 2020. Agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, queijeiros, meliponicultores, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, ativistas, jornalistas e cozinheiros que compõem o mosaico da rede Slow Food encontram-se virtualmente no Terra Madre Brasil 2020.

“Optamos por manter o evento este ano mudando o formato, pois o encontro Terra Madre Brasil não acontece há dez anos”, avalia Valentina Bianco, coordenadora de parcerias institucionais da Associação Slow Food do Brasil.


Para esta edição do evento foram inseridos três eixos que norteiam toda a programação: Cultura Alimentar e Biodiversidade, Educação Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Escolar e Incidência Política e Mobilização da Sociedade Civil. O Terra Madre Brasil coincide no dia 20 de novembro com o Dia da Consciência Negra, e terá uma programação dedicada às questões raciais e à comida de terreiro.

Entre as atividades estão rodas de conversa com integrantes da rede Slow Food Brasil — de comunidades rurais e urbanas — e de organizações parcerias para debates e fortalecimento de iniciativas conjuntas no âmbito dos três eixos destacados acima.

O espaço educativo será composto pelos laboratórios para crianças e oficinas do gosto envolvendo cozinheiras e cozinheiros da rede Slow Food que atuam na valorização dos biomas brasileiros e representantes de comunidades rurais engajadas na salvaguarda de alimentos que integram a Arca do Gosto: catálogo internacional de alimentos de origem vegetal, animal e produtos beneficiados que são fruto de técnicas e conhecimentos tradicionais e compõem a sociobiodiversidade brasileira.

O Terra Madre Brasil conta também com uma rica programação artístico-cultural: projeções de filmes e documentários seguidos de bate-papos, apresentações culturais, mapa interativo dedicado às Comunidades Slow Food, à Agricultura Familiar e às Indicações Geográficas e uma instalação que busca reproduzir o universo da mandioca e da produção de farinhas.

Terra Madre Brasil 2020 – Edição Online
De 17 a 22 de novembro de 2020
Confira detalhes da programação no site https://terramadrebrasil.org.br/
Últimas notícias

Veja mais notícias